quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Quem sabe faz, quem não sabe, ensina

Já perdi a conta de quantas vezes já ouvi essa máxima absurda. Existe um tipo de gente, chamado de “O CHATO DO ANTIGAMENTE”, esse ser humano sempre fica se gabando de como as coisas eram melhores em um passado distante, e como se deterioraram com o passar dos anos. Eu não quero ser o “chato do antigamente” mas fico muito impressionado quando vejo o quanto os professores são desonrados todos os dias. Uma classe que foi desvalorizada e invalidada.
Vemos governos achincalhando professores, vemos policiais agredindo professores, pais e mães desrespeitando os professores e alunos que ameaçam, ofendem e (até mesmo) matam aqueles que dispuseram suas vidas para ensinar.

Hoje se comemora mais um dia dos professores, deveria ser um dia de festas e júbilos. Em um país mais sério hoje as pessoas deveriam reverenciar aqueles que se dedicam à formação não somente dos cidadãos da atualidade – já que vivemos em uma sociedade onde a chamada “formação continuada” obriga o aperfeiçoamento de todos os profissionais, mas também das pessoas que em um futuro breve, estarão governando esta nação e tomando as rédeas do mundo.
Quero deixar meus sinceros agradecimentos a todos os meus professores ao longo da vida e em especial a alguns que vou citar: Tia Alba Valéria da alfabetização, Tia Lúcia Helena da primeira série, Tia Marizete da quarta série, Geél de Português da Quinta série, Gilberto de História (sétima e oitava do fundamental), Milton de Matemática (sétima e oitava do fundamental), Batista de Educação física (sexta, sétima e oitava do fundamental), Erly de Matemática (primeiro, segundo e terceiro do ensino médio) são pessoas inesquecíveis e referências para a minha vida.
E se hoje se comemora um dia para aqueles que ensinam, quero também prestar homenagens ao Pastor Hércio de Mello e ao Pastor Heron Luís, vocês já conseguiram e acredito que agora mesmo estejam lá no céu, conversando e trocando muitas idéias saudáveis, já que são duas das pessoas mais inteligentes e cultas que tive oportunidade de conviver. Nós nos veremos nos céu – caso eu consiga chegar (brincadeirinha). Aos meus pais que sempre foram e ainda são meus principais professores aqui na terra e ao meu Deus que através do Espírito Santo me ensina, me consola e me guia todos os dias.
Já ensinei. Hoje não ensino mais. Sinto muita falta da sala de aula. Para falar a verdade, tenho sonhado com o dia em que vou retornar. Guardo em minha memória alunos, colegas professores, alunos que se tornaram professores e colegas de profissão, alunos que se tornaram amigos e que mesmo o tempo tendo se incumbido de nos distanciar ainda são muito amados e importantes.
Hoje é o nosso dia. Todos aprendemos e todos ensinamos. Que possamos valorizar mais as pessoas que dão suas vidas nos ensinar e nos ajudar a entender esse mundo que nos cerca.

Parabéns professores!
Duas das minhas últimas equipes como professor: acima CETEP Pendotiba
abaixo os professores do Projovem e alguns dos alunos.




Nenhum comentário: